quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Como fazer Cultura?


  Todos nós brasileiros estamos presenciando cenas inusitadas neste 2016. Principalmente lá no “Planalto” (...). E aqui ficam as reticências porque não vamos entrar no mérito. Uma das bravatas do poder público neste ano foi o fecha-reabre do MINC (Ministério da Cultura). 
O fato causou um justificado alvoroço no meio artístico e deixou a opinião pública desorientada, pois, a grande maioria dos brasileiros não sabe claramente a função deste órgão, havendo até quem, talvez por desconhecimento, fosse a favor do fechamento da pasta da Cultura para economizar uns pilas pra nação.
  Não preciso dizer pra vocês o quanto é importante a existência do MINC para nós artistas que trabalhamos com produtos culturais, visto que o financiamento dos nossos projetos através de um mecanismo chamado renúncia fiscal é que viabiliza a execução dos mesmos. Felizmente o mal-estar passou e o Ministério está aí, funcionando.
  Todavia, sem desprezar a ajuda ministerial, penso que a cultura fazemos nós, povo, quando saímos de casa, vamos a um show, adquirimos os produtos de um artista independente, contratamos música ao vivo para os nossos eventos e prestigiamos das mais variadas formas os nossos cantores, músicos e poetas, principalmente os regionais (de qualquer gênero) que são os que mais precisam do apoio de seu povo. 

  Assim, pra ti que está lendo este texto, quando te perguntarem como fazer cultura, tu já sabes como e pode ter certeza que estás ajudando muito a todos que, como eu, dependem do respaldo popular para sustentar suas carreiras artísticas. Então, fica a dica: Vamos sai de casa e prestigiar AO VIVO os nosso artistas, indo aos shows, comprando os CDs, etc e assim estaremos fazendo a nossa parte pela cultura brasileira.