quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Quando usar cordas de nylon ou aço?

Hoje vamos começar um assunto sobre quando usar cordas de aço ou nylon no violão.
Sabemos que existem basicamente duas variedades de encordoamentos para violão: cordas de nylon e cordas de aço, embora hoje já se tenha outros materiais como fibra de carbono, etc. Mas, na hora de comprar cordas o vendedor vai nos perguntar basicamente isso: se queremos nylon ou aço. 
Há muitos anos que eu uso violões com os 2 tipos de cordas. Basicamente o nylon, mas gosto muito do som do aço também. Para a escolha de uma ou outra espécie de cordas, devem ser levados em conta os seguintes fatores:
Tipo de violão: 

Geralmente os violões são fabricados para receberem um tipo próprio de cordas, aço ou nylon. Os violões clássicos são todos usuários de cordas de nylon. Já, por exemplo, os violões Folk, recebem cordas de aço. 

Não é aconselhável usar cordas que não combinem com a categoria de violão, por exemplo, usar cordas de aço em violão clássico, pois, além de não soar bem, pode causar danos ao instrumento. 

Da mesma forma, trabalhar com cordas de nylon em violões aço deixa a sonoridade bastante prejudicada, pois, geralmente os violões aço tem um tipo de tampo apropriado para tal, que não ressoa bem com cordas de nylon.


No próximo texto vamos avaliar outras questões referentes ao uso de cordas nylon ou aço.