quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cordas de nylon x aço - parte 2

  Ainda sobre o assunto quando usar cordas de aço ou nylon no violão, falei, no texto anterior, que um dos fatores principais para esta escolha é o tipo de violão, ou seja, violões que são feitos para corda de aço e violões fabricados especificamente para cordas de nylon. 
  Bom, outro fator importante para a escolha das cordas é o gênero musical que estamos tocando. A música Nativista, assim como a música gaúcha em geral, tem, no violão, a sonoridade da corda de nylon. Em geral, cordas de aço são usadas quando se quer uma sonoridade diferenciada, aí se busca o timbre do aço. 
  Tenho produzido muitos discos que são praticamente só violão. Então, uso as mais variadas configurações de cordas. Violão nylon, aço,  guitarrón, guitarra semi-acústica, requinto, violão 12 cordas e, mais recentemente o violão sem trastes. 

  Então, as cordas de aço são sempre uma ótima opção na variação timbrística, porque servem tanto para solos quanto para complemento das bases, principalmente através de rasqueados. Mas, no estilo Violão Gaúcho, quem manda na brincadeira é sempre o nylon.