quarta-feira, 17 de maio de 2017

Como posicionar o violão para tocar - parte 1

  Existem várias opiniões sobre o posicionamento correto do violão e a postura do guitarreiro em relação à acomodação do instrumento sobre o colo para tocar.
  Na linha do violão erudito, adota-se a postura do posicionamento na perna esquerda, com o braço do violão bem próximo ao rosto, quase num ângulo de 45 graus. A perna esquerda sobre um suporte, deixando-a mais alta que a direita. Abel Carlevaro sugere os 5 pontos de contato principais: perna esquerda, perna direita, peito, antebraço direito e mão esquerda.
  No violão popular, usa-se o instrumento apoiado na perna direita, numa postura “mais a vontade”, não exigindo nada mais do que o violão em uma posição quase horizontal em relação ao corpo.
Na linha do Flamenco, na maioria das vezes toca-se com a perna cruzada e o violão apoiado sobre a perna direita, o que também é válido, desde que se adquira a prática desta posição e se tenha conforto para usá-la.
  E há, ainda, os que, que nem eu, tocam em pé, com o violão segurado por uma alça, da forma como se toca uma guitarra elétrica. Este jeito de tocar em pé é muito usado no violão latinoamericano em geral. Verifica-se esta postura, no violão argentino, uruguaio, boliviano e paraguaio. 
No próximo texto, falarei sobre como aproveitar o melhor de cada postura sem desprezar nenhuma delas.

 aguardem!