quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A fórmula mágica - quem tem??

    Uma coisa que todo artista está à procura é - A fórmula do sucesso. Ser famoso (de preferência o mais rápido possível), conquistar o maior número de fãs, mais likes no youtube, mais curtidas no facebook e ter certeza de que está no rumo certo, fazendo a coisa certa com sua carreira. Aproveitando-se deste anseio, vê-se, com frequência, oportunistas julgando-se detentores da tão procurada “fórmula”. Pois é. Em 33 anos de carreira, já me deparei com inúmeros deles tentando passar dicas & e truques, receitas, métodos fáceis e tudo o mais, que, se fosse tão valioso eles não davam, vendiam. 
    Hoje com a ascenção do mundo virtual, com redes sociais e tudo o mais, a porta tornou-se ainda mais larga. Então, é coisa corriqueira vermos nas mídias coisas desse tipo: “aprenda violão sem professor!”, “método fácil e rápido - sem mestre!”, “10 dicas para isso...”, “12 dicas para aquilo...”, e assim vai.
    Não estou dizendo que não haja conteúdo sério neste chamarisco todo, mas, temos que abrir o olho sempre, porque no caso do aprendizado musical, sabemos que o êxito não depende somente de uma metodologia. O sucesso da empreitada depende de outros fatores, principalmente do individual, onde cada pessoa irá responder de uma forma diferente à informação que recebe. 

Então meus amigos. Informo que não há fórmula mágica para aprender violão. Pde haver grandes métodos, modernos, hoje á distância, sem professor, com todas as vias de acesso modernas etc. Mas temos que malhar muito, praticar, exercitar e, acima de tudo, ter paciência, persistência e disciplina.